- O cliente completa uma compra e um QR Code é escaneado
- O cliente executa um check-in manual
- Depois que o cliente compartilha uma URL específica nas redes sociais.
O QR Code
Nesse caso, o cliente recebe um ponto assim que escanear o QR Code. O QR Code pode ser produzido durante o check-out. Este é um assunto ideal para começar uma conversa e fidelizar seu cliente. Este tipo de processo é perfeito para empresas locais, como um salão de beleza, loja de flores, uma lanchonete, café ou restaurante. O QR Code implica em uma interação, sendo uma solução pertinente para estreitar a relação com o seu cliente, direto no seu estabelecimento, e também mais humanizada. Esse processo ajuda a construir uma conexão com os clientes mais fiéis, além de servir como um incentivo positivo para transformar visitantes em clientes recorrentes.
No lado prático, você pode imprimir um QR Code pronto para uso direto no seu back office, ou criar o seu a partir do zero. Claro, você também pode deixar o QR Code em exibição no interior do seu estabelecimento, ao alcance de seus clientes, ao lado do caixa, por exemplo, assim você não precisa ficar entregando um novo a cada compra. Além disso, não se esqueça de criar um flyer atraente para promover o seu programa de fidelidade para seus clientes.
Check-in Manual
Diferente do QR Code, a localização é relevante, mas a interação é menos direta. Entretanto, também tem seus benefícios. No caso de empresas de grande escala, tais como shoppings ou arenas, situações em haja uma interação pessoal entre o cliente e os colaboradores são menos comuns. Nesse caso, um check-in manual dentro de uma área designada (com coordenadas precisas de GPS) dá ao usuário mais oportunidade para ganhar um ponto, sem ter que ficar buscando onde está o QR Code.
Quanto mais simples a experiência, mais chances você tem de engajar seus clientes no programa de fidelidade. No caso de um Show, por exemplo, é fácil imaginar que os expectadores vão querer entrar no local rapidamente, para garantir os melhores lugares da casa. Para mais flexibilidade, a opção de check-in, uma vez que estejam devidamente acomodados e esperando o espetáculo começar, é definitivamente mais amigável. Além disso, para total gerência sobre o programa, você pode monitorar a frequência entre os check-ins manuais, em minutos ou dias.
Compartilhamento Social
Esse processo de validação requer envolvimento por parte dos usuários, no sentido de que eles terão de realizar a “ação” de compartilhar sua marca ou estabelecimento em canais sociais. É um ótimo cenário se você tem um público engajado, com o apoio genuíno, ansiosos para falar aos seus amigos/seguidores sobre sua existência.
Mas mesmo que a sua comunidade seja incipiente, não dê as costas para essa opção. Se você definir os incentivos adequados para gerar engajamento, maravilhas podem acontecer. Nosso conselho? Não negligencie o presente oferecido aos usuários quando todos os pontos do cartão fidelidade são coletados. Se o prêmio for suficientemente recompensador, pode ser a motivação perfeita para os usuários começarem a divulgar sua empresa.
No final, um programa de fidelidade bem bolado pode ser exatamente o que você precisa para construir uma comunidade em torno do seu aplicativo e conquistar um grande sucesso. Este é o novo boca a boca!
Por último, mas não menos importante, para fidelizar ainda mais seus usuários, você também tem a opção de configurar um sistema de “recompensas”. Não hesite em utilizar essa funcionalidade para surpreender seus clientes. Recompensas podem ser acionadas para dar boas-vindas, anunciar happy hours… Você também pode configurar manualmente e atingir um grupo de usuário específico, participantes de um evento, por exemplo.
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