Você criou sua loja virtual e agora está ansioso para começar a vender?! Antes de tudo, não existe uma regra fixa para questão, mas sim, um conjunto de união de fatores que irão fazer com que suas vendas aumentem.
O processo é similar a de uma loja física, pois é necessário criar uma estratégia de vendas, fazer divulgação dos produtos, se dispor de maneira atraente para os clientes, ter bom atendimento e realizar um bom pós-venda. Em uma loja virtual é necessário que a navegação no site seja simples, atrativa e que recomende os melhores produtos de acordo com a necessidade do cliente, consequentemente, aumentando a taxa de conversão (número de vendas).
No meio virtual, são muitos os recursos utilizados para atrair novos clientes e fidelizar os que uma vez já confiaram em você. Entre eles, estão as comunidades virtuais, links patrocinados, redes sociais, blogs, vídeos, podcasts, etc. No entanto, o maior desafio é fazer com que essas pessoas realizem uma compra de fato.
Confira algumas dicas para aumentar a taxa de conversão e deixar seus clientes satisfeitos.
1- Saiba quem é seu público
Definir e conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para criar uma estratégia eficaz. Direcione seus esforços para o nicho certo e os resultados virão. De nada adianta atrair milhares de visitantes que não tem interesse por seus produtos. Por isso, a importância de saber quem representa o público-alvo de sua empresa no momento de traçar sua estratégia de marketing e divulgação virtual.
2- Direcione seus clientes
Ajude seus clientes a comprarem: deixe o site otimizado e claro. Assim, seus clientes não terão dificuldades para procurar produtos, colocá-los no carrinho, continuar comprando ou finalizar a compra. Deixe bem à vista os botões e processo de compra.
3- Aproveite as oportunidades
Aproveite para fazer promoções sazonais, como Natal, dia das mães, dia dos pais, namorados e crianças. No entanto,você não precisa esperar por datas comemorativas para fornecer ofertas aos seus clientes e facilidades de pagamento.
Dica: Oferecer cupons de desconto para compras a vista, frete grátis e parcelamento sem juros, pode ser um diferencial e ajuda a influenciar o cliente na hora de fechar a compra.
4- Recomende produtos certos
Muitas vezes uma recomendação falha e que nada tenha a ver com o histórico de compras do cliente, pode fazer com que ele não se sinta valorizado e que sua empresa não conhece seus gostos. Aproveite o histórico de compras para recomendar produtos que chamem a atenção de seu cliente. Isso pode ser fundamental na hora da decisão de compra.
5- Amplie a comunicação
Tenha um chat online e dê destaque ao telefone e e-mail. É importante que seu cliente saiba que pode entrar em contato com sua empresa de diversas maneiras e que pode escolher várias opções para isso. Além disso, esteja disponível para atender esse cliente. Caso não possa realizar atendimento via telefone, por exemplo, não coloque esse meio de comunicação. Isso ajudará no pré e pós-venda, além de fidelizar o cliente e gerar recomendações.
6- Seja atrativo
Mostre ao seu cliente conteúdo de qualidade, fazendo vídeos demonstrativos e colocando informações relevantessobre o produto. Pense nas perguntas que esse cliente faria e procure respondê-las na descrição. Além disso, invista em uma newsletter atrativa e mostre a seu cliente novos produtos que chegaram à sua loja.
7- Invista em segurança
As compras pela internet ainda geram certa desconfiança, por isso, o consumidor precisa se sentir seguro para efetuar a compra. Caso sua empresa não seja muito conhecida é importante oferecer um ambiente seguro, pois eles fazem questão de comprar em lojas que possuem selos que atestem sua segurança e possuam ‘cadeado virtual’.
É importante lembrar que os selos de segurança de empresas especializadas significam bastante investimento, mas eles podem fazer muita diferença na hora de decisão de compra.
Atualmente, cada vez mais pessoas estão comprando pela internet e o Brasil possui quase 80 milhões de usuários de internet e cerca de 14% realizam compras online. Por isso, aproveite essa oportunidade. Avalie seu nicho de mercado, desenvolva um bom planejamento, tenha uma plataforma adequada e terá sucesso na sua loja virtual.
Para melhor estruturar sua loja virtual, separamos para você algumas informações sobre o Pagamento Terceirizado, como o PagSeguro, PayPal e Bcash. Implementar esses intermediadores de pagamento em um e-commerce novo e ainda com pouca visibilidade é uma ótima ideia, pois você oferece mais segurança para seus clientes.
Utilize as principais ferramentas que só a The 7 pode oferecer para aumentar as vendas da sua loja virtual tais como Geofecing, Push e Becons.