Os aparelhos já respondem por quase 30% dos acessos, diz pesquisa.
Diminuem idas a lojas, onde celular é usado para pesquisar produtos.
Pouco menos de três quartos dos brasileiros donos de smartphones vão a lojas e, mesmo em meio a carros ou sapatos, não tiram os olhos dos… smartphones. Segundo uma pesquisa do Google divulgada nesta terça-feira (25), 74% das pessoas que têm celulares inteligentes usam os aparelhos dentro de estabelecimentos comerciais. E, mais do que fofocar em apps de mensagem, 79% delas pesquisam mais sobre o produto a ser comprado. Esse é um dos fenômenos da navegação brasileira na internet, que migra com mais intensidade dos computadores para smartphones. O levantamento aponta que, em 2015, dobraram os acessos a partir de aparelhos móveis, que já respondem por quase 30% das conexões.
“O brasileiro adora consultar preços”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. “A gente fala sobre produtos, mas isso vale até para automóveis.” “Hoje, O consumidor busca mais informação antes do momento da compra [de um automóvel].” Isso, por exemplo, reduz as visitas às concessionárias. Antes de o motorista sair dirigindo seu carro, eram quatro há três anos, mas neste ano passaram a 2,6 idas à loja.
Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa que o Google realizou entre junho e agosto deste ano com 1,2 mil brasileiros que possuíssem smartphone. O objetivo era entender o comportamento do brasileiro no mundo digital.
Mobilidade
Os números mostram que a população conectada cresceu, enquanto a de indivíduos “móveis” avançou em ritmo mais acelerado. Se em 2010, os internautas eram 82 milhões, em 2015, passaram a 117 milhões. Já o número de donos de smartphone pulou de 10 milhões para 93 milhões no mesmo período.
Com Isso, a participação dos smartphones no acesso à internet cresceu 112% em um ano. Se em maio de 2015, os smartphones respondiam por 13,94% dos acessos a sites, buscas e outros serviços conectados, no mesmo mês deste anos, passou para 29,51%.
Veja a reportagem completa no link abaixo no site de jornalismo G1 da Globo.com.